CANDIDATURA À LISTA TRÍPLICE PARA PGR

Carta de lançamento da candidatura

Anuncio a minha candidatura para integrar a lista tríplice, destinada à escolha do novo Procurador-Geral da República, impulsionada por um imperativo moral, de consciência e de cidadania.

Nosso país atravessa uma hora difícil, de grande turbulência social e política.

Neste momento, cabe a nós liderar pelo exemplo, tendo por norte o interesse coletivo, sempre embasados na vocação do Ministério Público Federal e nas sagradas atribuições que nos foram conferidas pela Constituição Federal. 

Desde 1976, dedico-me integralmente ao Ministério Público Federal. Iniciei minha carreira no Rio Grande do Sul, tendo atuado no Distrito Federal, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Fui promovida a subprocuradora-geral da República, por merecimento, em dezembro de 1997.

No curso dessa longa trajetória,  ocupei quase todas as funções destinadas aos membros desta Casa: Procuradora Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro; membro do Conselho Penitenciário no Rio Grande do Sul; Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região; primeira Diretora-Geral da ESMPU; membro da 6ª CCR e da 4ª CCR; membro do CSMPF durante 15 anos, respeitados os períodos legais de afastamento; Coordenadora da 4ª CCR/MPF por 5 mandatos; Vice-Procuradora-Geral Eleitoral de 2009 a 2013; Vice-Procuradora-Geral da República (junho a setembro de 2013); membro da Comissão Examinadora do concurso para o cargo de Procurador da República, a partir do 21º certame, dentre outros.

Fui, também, Delegada da ANPR, no Rio Grande do Sul.

No Ministério Público Federal, adquiri não só experiência funcional, em todas as áreas de atuação, como também experiência administrativa, em especial, na gestão da PRR/2, da ESMPU –  na qual me coube a honrosa tarefa de sua instalação -, e da 4ª CCR/MPF. A direção-geral da ESMPU propiciou-me um estreito contato com os outros ramos do MPU, enquanto a coordenação da 4ª CCR levou-me a atuar, com excelentes resultados, em parceria com os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal.

Dentre as minhas propostas de gestão, destaco:

– Continuidade e aprimoramento da Operação LAVA JATO, com escolha equilibrada de membros oriundos de outras unidades, de forma a não prejudica-las na sua atuação.

– Combate à CORRUPÇÃO sistêmica, tanto na esfera penal, quanto na eleitoral e administrativa.

– Quanto aos direitos fundamentais, ENFOQUE ESPECIAL na defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural, das minorias raciais, de gênero e de opção sexual, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, dos consumidores e de outros direitos difusos e coletivos.

– PROMOÇÃO DO EQUILÍBRIO no exercício de todas as funções constitucionalmente atribuídas ao Ministério Público, propiciando os meios necessários para a atuação na tutela coletiva, em condições de igualdade com a atuação na esfera criminal.

Quanto aos princípios institucionais:

– Meu projeto de gestão à frente da PGR está pautado em duas premissas: PLANEJAMENTO E EFICIÊNCIA.

– Diálogo com os membros do MPF nos PROCESSOS DECISÓRIOS, mas sem abrir mão das responsabilidades afetas ao múnus do cargo.

– NÃO ADMISSÃO de qualquer interferência estranha aos objetivos da Instituição.

– Respeito à INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL, buscando os melhores caminhos para salvaguardar o interesse público.

– Adoção de CRITÉRIOS OBJETIVOS e TRANSPARENTES em todas as decisões.

Quero construir um projeto coletivo, que possa valer-se da contribuição de todos os colegas, fortalecendo a nossa Instituição, fomentando uma sociedade mais justa e cumprindo, na plenitude, a missão constitucional de defesa dos direitos da cidadania e de combate à criminalidade e à impunidade.

LIDERAR PELO EXEMPLO E DECIDIR PELO COLETIVO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s